Escolas Municipais realizam Planejamento

07/03/2014

Após o feriado de carnaval, as escolas municipais reúnem até esta sexta-feira, 07, seus professores e funcionários para a realização do Planejamento Escolar, que consiste em um momento onde a equipe toda expõe as dificuldades e avanços da escola, pensando juntos em quais caminhos tomar para que seja desenvolvido um plano de desenvolvimento e aprendizado para o aluno.

De acordo com Roselli Zaffalon, vice diretora da EMEI Eunice de Lima Silveira, “o planejamento tem como objetivo reunir toda a equipe escolar para discutir a proposta pedagógica e como será o desenvolvimento das atividades durante todo o ano letivo de 2014, incluindo atividades como festas e formatura dos alunos.”

Lembrando ainda que o planejamento é um momento diferente da Hora de Estudo, onde se encontram apenas os professores com a equipe gestora. “No planejamento todos os funcionários da escola estão presentes, como faxineiras, cozinheiras e agentes escolares, assim, pode-se discutir dentro da função de cada um qual a forma para desenvolver o bom andamento da instituição”, conclui Roselli.

Para Maria Amélia Artigas dos Santos, Secretária Municipal da Educação de Assis, “o planejamento é o principal instrumento para a construção democrática da vida escolar, sendo uma tarefa coletiva que deve ser realizada com a colaboração de todos os agentes escolares envolvidos. É importante o empenho de todos os seguimentos que devem, por meio do trabalho coletivo e comprometido, buscar implementar instrumentos para a melhoria da qualidade de ensino. O momento do planejamento é de vital importância e imprescindível para que se conheçam os problemas da escola, para que seja feita a análise dos resultados dos anos anteriores, objetivando a definição das metas e prioridades de ação. Por isso, o planejamento deve ser constante objeto de discussão nas reuniões entre docentes e gestores, durante todo o ano letivo.” Finaliza a Secretária.

Fonte: Assessoria SME