Assis, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024
SME

Fale conosco!
18 3302-4444


Projeto Beija-Flor recebe apoio primordial

08/12/2011

 

“O Poder Judiciário se coloca a disposição para projetos e iniciativas que venham a abonar aspectos relevantes em nossa sociedade, tais como os apresentados pelo Projeto Beija-Flor“, foram com estas palavras que a Dra. Monica Tucunduva Spera Manfio, Juíza de Direito e Diretora do Fórum de Assis veio a sintetizar a importância da atuação do Projeto Institucional Escola Beija-Flor, mantido pela Casa da criança “Dom Antonio José dos Santos” através da Prefeitura de Assis, em uma reunião sediada no seu gabinete com a professora Ângela Canassa, secretária municipal da Educação.

Na ocasião, a professora Ângela Canassa, apresentou um relatório explanando a importância educacional e social do projeto, uma vez que o mesmo nasceu da necessidade de resgatar e sedimentar as crianças e jovens que se encontravam em defasagem de idade e série na rede municipal de ensino. “Ao assumir a secretaria da educação em 2009, procuramos em primeira instância mapear os aspectos positivos e os negativos encontrados em nossa rede. Nesta etapa, nossa equipe pedagógica apresentou um relatório que retratava um problema atribuído pelo fato de que uma porcentagem significativa de crianças com 14 anos ainda cursavam o primeiro ano do ensino fundamental, tendo em vista, ainda, que os mesmos, eram matriculados pelos pais somente para atender as exigências atribuídas pelo Conselho Tutelar, neste momento plantamos a semente e a ideologia inovadora do projeto Beija-Flor”, explica Canassa.

   Na visão da Juíza de Direito, Dra. Monica, esta iniciativa pode ter sido significativa na vida de todos os alunos atendidos pelo projeto. “Ao invés de deixar de lado aquelas crianças que em salas normais seriam até mesmo considerados desordeiros, a iniciativa prima exatamente o contrário, ou seja, cria uma escola específica para eles e mais ainda, oferece um atendimento individualizado, no sentido de trabalhar de perto toda a dificuldade destas crianças, tendo como meta, o desenvolvimento de sua capacidade como um todo, o que em uma sala de aula normal, talvez não pudesse ser alcançado”, ressalta a Dra. Monica.

Na reunião, também foi apresentado para a Dra. Monica, à necessidade da criação de um segundo ciclo para o Projeto Beija Flor. “Nossa iniciativa cria um alicerce na vida destas crianças, não nos resumindo em uma formação embasada apenas nos parâmetros curriculares, proporcionamos oficinas extracurriculares, entre os apoios psicológicos, odontológicos, orientação médica em geral, orientação social e assistencialista, e o principal, oferecemos também aos nossos alunos do projeto Beija-Flor uma formação profissional nas escolas de ensino profissionalizante municipais. Porém, com todo este acompanhamento, é muito grande o entrosamento das crianças, que idealizam neste ambiente o berço familiar almejado por elas, ficando apavoradas e em certos casos até fragilizadas quando termina o Ciclo I do ensino fundamental”, realça Canassa, emocionada em relatar as circunstâncias.

Para Canassa, não bastaria apenas matricular todos os alunos do projeto Beija-Flor em uma determina escola que ofereça o Ciclo II de educação, iniciativa já tentada através da Diretoria de Ensino de Assis, porém não mediada. “Nossas crianças não atribuem formação emocional para atuarem educacionalmente fora do projeto, esta é a razão fundamental para a criação e existência de um Ciclo II do projeto Beija-Flor”, ela acrescentou também que seria o ideal, para um futuro próximo, uma instalação diferenciada das unidades escolares convencionais. “O apropriado seria construirmos uma escola mais livre, em um ambiente mais harmônico para essas crianças, talvez em uma chácara, quem sabe! O terreno para a construção já ganhamos, agora faltam os recursos financeiros, porém Deus irá prover para nós no momento certo”, finaliza Canassa.

Cantata de Natal – No âmbito do espírito natalino os alunos do Projeto Beija-Flor, foram convidados para realizarem uma Cantata de Natal, no dia 13 (Terça-feira) às 17h30 no saguão principal do Fórum de Assis. O convite partiu da Dra. Mônica Tucunduva. “Este será o terceiro ano consecutivo que todos nós poderemos consagrar esta apresentação musical, estamos ansiosos”, finaliza Dra. Mônica.

Ângela Canassa, ressalta em nome de todos os envolvidos do projeto Beija-flor, entre idealizadores, coordenadores, professores e alunos, que será novamente uma honra poder realizar esta apresentação. “O Natal é um momento de união e este convite demonstra a essência desta data, estamos mostrando que o poder jurídico está unido com a sociedade”, acrescenta Canassa.        


 

 

 


Cardápio
SME

VÍDEOS

FOTOS

Mais de 10 mil alunos são esperados para o início


Secretaria Municipal da Educação | AV: Getúlio Vargas, 740 | Assis - SP | Fone: (18) 3302-4444

© 2010-2024 | Secretaria Municipal da Educação - Todos os direitos reservados