Alunos da rede municipal prestam a Prova Brasil

03/11/2011

Cerca de 1.200 alunos que estão concluindo em 2011 o quinto ano do ensino fundamental na rede municipal de ensino prestam a partir da próxima segunda-feira, dia sete de novembro a Prova Brasil, cujas avaliações se estendem até sexta-feira, dia 11.

Pelo calendário divulgado, no dia 7 as avaliações acontecem nas escolas Alides Celeste, Mafalda Salotti, Henrique Zollner e Maria José Valverde. Na terça-feira será a vez dos alunos das escolas Angélica Amorim, Firmino Leandro, Maria Amélia Buralli, João de Castro, Manoel Simões e Guiomar Namo terem o seu aprendizado avaliado. Já no dia nove, os aplicados da Prova Brasil estarão nas escolas João Mendes e Lucas Menk, sendo que no dia 10 será a vez dos alunos das escolas Darcy Ribeiro, João Leão e João Luiz enfrentarem a maratona que se encerra na sexta-feira, dia 11, nas escolas Coraly Júlia, Maria Clélia e Nísia Mercadante, totalizando nos cinco dias de avaliações o total de 1.201 alunos que este ano estão concluindo o quinto ano do ensino fundamental na rede municipal de ensino.

A Prova Brasil, como lembra a secretária municipal da Educação, professora Ângela Canassa  tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos, sendo que nos testes aplicados no quinto ano do ensino fundamental os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Os resultados das avaliações, cujos aplicadores são externos, uma vez que o Ministério da Educação tem como norma que professores da rede não podem aplicar tais provas, integram o Ideb, vindo daí, segundo Canassa a necessidade de todos os alunos realmente participarem do processo: “A Prova Brasil é aplicada de dois em dois anos, sendo que seus resultados são utilizados no calculo do Ideb e o nosso objetivo é avançarmos ainda mais nossos índices, que já são muito bons”, disse.

Em relação ao Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que utiliza em seus cálculos os resultados da Prova Brasil, Canassa lembra que pelo último Ideb divulgado no final do ano passado, é possível observar que o ensino municipal assisense já havia atingido em 2009, os índices estipulados para nossa cidade atingir apenas em 2013.

Todos os dados oficiais podem ser conferidos no site do Ministério da Educação e Cultura (www.mec.gov.br), onde estão disponíveis os últimos levantamentos, os últimos avanços registrados na qualidade do ensino oferecido atualmente pelas escolas da rede municipal de ensino e comprovados pela nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que traduz em números tal afirmação, pois o Ideb/2009 registrado pela rede municipal foi de 5,8, quando o previsto para este ano pelo próprio MEC era de 5,1, sendo que a previsão para 2013 era 5,7, o que significa que, no geral, as escolas municipais assisenses ultrapassaram no sistema de avaliação do Governo Federal, a meta que era prevista para somente daqui a dois anos.

Para ela (Canassa) estes números indicam o avanço registrado no sistema educacional municipal, atualmente reconhecido como modelo de qualidade, seja pela qualidade de ensino, material didático utilizado, equipe de trabalho ou de apoio e até mesmo pela merenda escolar, cuja qualidade vem sendo destacada em congressos e encontros por todo o Brasil.

“Isso não é mérito de todo o trabalho sério desenvolvido por uma equipe que realmente se interessa e se esforça em oferecer sempre o melhor para a nossa clientela de alunos, que não merecem mesmo outra coisa, senão, contar sempre com o melhor a sua disposição”, disse Canassa.

ESCOLA POR ESCOLA – Pelo último Ideb divulgado, a escola municipal Alides Celeste Razaboni ficou com a média 5,5, mesma nota obtida pela Angélica Amorim Pereira. A Darcy Ribeiro ficou com 5,6; enquanto que a escola Nísia Mercadante alcançou 5,7. A Firmino Leandro tirou 6,7 na avaliação; Guiomar Namo de Melo ficou com 5,9; Henrique Zollner 6,9; João de Castro 6,2; João Leão 4,3; João Luiz Galvão Ribeiro 5,0; João Mendes 6,3; Lucas Thomaz Menk 6,4; Mafalda Salotti Bartholomei 4,5; Maria Clélia de Oliveira Valim 5,4; Manoel Simões 6,3; Maria Amélia de Castro Buralli 5,4; e Maria José Valverde 6,2.

“Daí a importância dos nossos alunos estarem realmente bem preparados para prestar a Prova Brasil na semana que vem, pois por mais que nossas médias já estejam em um patamar avançado, aquém do que até o MEC aguardava, sabemos e temos consciência de que ainda existe muito a ser feito”, concluiu a secretária da Educação, Ângela Canassa.