Ensino municipal atinge índice estipulado

18/05/2011

Quem tem acompanhado durante esta semana o Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, tem observado a equipe de reportagem do projeto “JN no Ar” em suas visitas às cidades brasileiras, sendo uma localizada em cada região brasileira e que possuem no mesmo município uma nota baixa e outra alta em relação ao Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Transportando este assunto para o dia a dia da nossa cidade “temos motivos para comemorar” e tal afirmação é da secretária municipal da educação, professora Ângela de Fátima Canassa que cita o último Ideb que já teve todos os seus resultados divulgados, que é o referente ao ano de 2009: “Sem dúvida alguma, temos motivos apenas para nos orgulhar, pois pelos resultados divulgados no final do ano passado, podemos observar que já havíamos atingidos em 2009, os índices estipulados para Assis atingir apenas em 2013, o que significa que ainda temos muito que caminhar, mais o ensino municipal vai muito bem, obrigada”, disse Canassa.

Todos os dados oficiais podem ser conferidos por quem acessar o site do Ministério da Educação e Cultura (www.mec.gov.br), onde estão disponíveis os últimos levantamentos, os últimos avanços registrados na qualidade do ensino oferecido atualmente pelas escolas da rede municipal de ensino e agora comprovados pela nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que traduz em números tal afirmação, pois o Ideb/2009 registrado pela rede municipal foi de 5,8, quando o previsto para este ano pelo próprio MEC era de 5,1, sendo que a previsão para 2013 era 5,7, o que significa que, no geral, as escolas municipais assisenses ultrapassaram no sistema de avaliação do Governo Federal, a meta que era prevista para somente daqui a dois anos.

Para a secretária da Educação, Ângela de Fátima Canassa, estes números indicam o avanço registrado no sistema educacional municipal, atualmente reconhecido como modelo de qualidade, seja pela qualidade de ensino, material didático utilizado, equipe de trabalho ou de apoio e até mesmo pela merenda escolar, cuja qualidade vem sendo destacada em congressos e encontros por todo o Brasil.

“Isso não é mérito de todo o trabalho sério desenvolvido por uma equipe que realmente se interessa e se esforça em oferecer sempre o melhor para a nossa clientela de alunos, que não merecem mesmo outra coisa, senão, contar sempre com o melhor a sua disposição”, disse Canassa.

Quem também festejou o avanço registrado nos índices de avaliação da rede municipal de ensino foi o prefeito Ézio Spera, que afirmou estar se sentindo realizado, uma vez que a criança é a bandeira da sua administração e que a educação é o caminho para que a criança de hoje seja alguém amanhã: “Sem dúvida alguma esta é uma conquista a qual temos que comemorar, não apenas nós da administração, mas toda a população tem que participar desta comemoração, pois afinal, é um grande avanço receber estes dados do Governo Federal comprovando que estamos de dois e três anos à frente, da meta estipulada em termos educacionais”, disse Spera.

Para ambos, um instrumento que auxiliou em muito este avanço na média geral das escolas municipais foi a implantação em parte da rede, do sistema de escolas de tempo integral. Tal pensamento vem se encontro a um estudo divulgado recentemente pela Undime (União Nacional dos Dirigentes da Educação) o qual afirma que as escolas de tempo integral colaboram decisivamente no aumento das notas, não apenas do Ideb, mas de outras avaliações, pois a criança permanece mais tempo na escola e consequentemente, tem condições de aprender mais.

“Eu acredito nas escolas de tempo integral e o nosso objetivo é gradativamente implantar este sistema em todas as escolas da prefeitura”, disse o prefeito Ézio Spera.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Ministério da Educação em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e freqüente a sala de aula, sendo que o índice é medido a cada dois anos.

ESCOLA POR ESCOLA – A escola municpal Alides Celeste Razaboni ficou com a média 5,5, mesma nota obtida pela Angélica Amorim Pereira. A Darcy Ribeiro ficou com 5,6; enquanto que a escola Nísia Mercadante alcançou 5,7. A Firmino Leandro tirou 6,7 na avaliação; Guiomar Namo de Melo ficou com 5,9; Henrique Zollner 6,9; João de Castro 6,2; João Leão 4,3; João Luiz Galvão Ribeiro 5,0; João Mendes 6,3; Lucas Thomaz Menk 6,4; Mafalda Salotti Bartholomei 4,5; Maria Clélia de Oliveira Valim 5,4; Manoel Simões 6,3; Maria Amélia de Castro Buralli 5,4; e Maria José Valverde 6,2.