Assis, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024
SME

Fale conosco!
18 3302-4444


Secretária se emociona em lançamento de projeto

11/05/2011

 

 

Se mostrando muito emocionada, a secretária municipal da Educação, Ângela Canassa não escondeu a sua felicidade e satisfação de estar colocando em pratica mais um projeto que a une educação e saúde, na noite desta terça-feira, quando ocorreu na escola municipal João Leão de Carvalho, na vila Marialves, o lançamento do projeto “Saúde do Professor: cuidando de quem ensina”, que por meio de uma parceria com o Hospital Regional irá priorizar a saúde e o bem estar de todos os educadores e funcionários da rede municipal de educação assisense.

Na oportunidade, para um publico formado em sua maioria por diretores, vices e coordenadores da rede, Canassa lembrou todo o trabalho já realizado em prol do bem estar e qualidade de vida nas escolas da rede municipal e afirmou, ser este novo link destinado a saúde dos educadores e profissionais, um complemento para a proposta que começou a ser colocada em pratica no ano passado, quando teve início o projeto “Saúde vai à Escola”, onde os alunos acompanham palestras de saúde realizadas pelos profissionais do Hospital Regional de Assis: “E agora estamos colocando em pratica este novo projeto que irá vislumbrar a saúde dos educadores e nesta quarta-feira, estaremos lançando um novo, este voltado exclusivamente para as creches. E isso tudo, sem dúvida nos deixa muito orgulhosos”, destacou.

Tiago Escame Gimiliane, coordenador dos projetos “Saúde vai à Escola”  e “Saúde do Educador”, lembra que o foco principal desta nova etapa será oferecer uma atenção especial a todos os profissionais da rede municipal da educação, seguindo os princípios básicos do sucesso registrado pelo projeto anterior, que trabalha a saúde e o bem estar dos alunos: “Um projeto trata de oferecer uma melhor qualidade de vida para nossas crianças e este novo empreendimento, irá focar e priorizar a saúde de quem ensina”, lembra.

Ele enfatiza ainda, que educar exige, ao mesmo tempo, criatividade, flexibilidade, escuta e limite, além de competência acadêmica. “Na teoria, isso parece fácil, mas na prática não é, pois os educadores nos dias de hoje enfrenta falta de estrutura nas escolas, despreparo do pessoal, desmotivação, excesso de burocracia e pouco contato com os alunos, pequena participação da comunidade, além de situações de abandono familiar, falta de laser, ociosidade, facilidade de aquisição e uso de armas, consumo de drogas, falta de policiamento, impunidade, banalização da violência, e temos então um dos maiores desafios enfrentados atualmente pelos profissionais da educação: a indisciplina e a violência nas escolas”, destaca Scame.

Um dos focos do novo projeto, segundo o seu coordenador será a chamada síndrome de burnout, também conhecido como síndrome do esgotamento profissional, é resultado da exagerada dedicação profissional, do desejo de ser melhor, a medição da auto-estima pela produtividade e capacidade de realizar tarefas, transformando-se em um profissional obstinado e compulsivo. Um dos sintomas do burnout é a  desumanização. Atinge diretamente o aluno, os colegas de trabalho, amigos e familiares, atitudes grosseiras e negativas, caracterizam esses sintomas e outros, como  dores de cabeça, tontura, oscilações de humor, distúrbios do sono, dificuldades de concentração,  problemas digestivos, e outros.

A vereadora e médica do Programa Saúde da Família, Ana Santa, autora dos projetos que instituiu no município esta união entre saúde e educação, elogiou a iniciativa e parabenizou a secretária Ângela Canassa, pela “maneira séria, dedicada e profissional” que segundo ela, os projetos vem sendo desenvolvidos no município.

“Já temos em funcionamento o Saúde vai à Escola e agora iremos completar este ciclo, pois um projeto irá prosseguir trabalhando a saúde e o bem estar das crianças e o outro chega para dar uma atenção especial aos nossos professores e funcionários, que muitas vezes não tem tempo para melhor cuidar da sua própria saúde e agora, com o auxilio de profissionais do Hospital Regional terão este tempo no seu próprio ambiente de trabalho”, disse.

Um dos motivos que segundo a secretária Canassa, levaram a SME e o HR a priorizar o início imediato deste novo trabalho é o fato de que durante os mutirões de saúde da mulher realizado recentemente em parceria com a Secretaria da Saúde, haverem sido detectados problemas de saúde em algumas profissionais da rede, durante os exames de mama.

Vão trabalhar no projeto, que em seu lançamento contou com uma apresentação especial dos alunos das oficinas de musica e teatro da escola João Leão, as enfermeiras Alessandra Bergamine Marques, Inês de Oliveira, Neide Bléfari Racanelli e Sueli Donizete Dal Poz. 

 

Fonte: Assessoria SME


Cardápio
SME

VÍDEOS

FOTOS

Mais de 10 mil alunos são esperados para o início


Secretaria Municipal da Educação | AV: Getúlio Vargas, 740 | Assis - SP | Fone: (18) 3302-4444

© 2010-2024 | Secretaria Municipal da Educação - Todos os direitos reservados