Educadores passam por treinamento - Ler & Escrever

27/04/2011

Durante todo o dia de ontem, educadores da rede municipal de ensino de Assis, em especial os professores que atuam nas salas dos segundos e terceiros anos do ensino fundamental, estiveram reunidos na sede da Unopar, onde passaram por um extenso treinamento, recebendo todas as informações e orientações necessárias para trabalhar com o material didático do programa ‘Ler e Escrever’, nas salas de aulas.

A informação é da secretária municipal da Educação, professora Ângela Canassa, que lembra ser o programa, uma das principais estratégias elaboradas pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo nos últimos anos, para melhorar o ensino de base, facilitando, consequentemente, o desenvolvimento pedagógico dos estudantes paulistas. “Este é o segundo ano que adotamos o Ler & Escrever na rede municipal assisense, pois acreditamos no material, pois trata-se de um instrumento educacional bastante rico e que muito pode colaborar para enriquecer ainda mais o processo de aprendizado dos nossos alunos”, disse.

Ela lembra, que desde a adesão do município ao programa, uma série de capacitações tem sido realizada, não apenas com os professores, mas também com toda a equipe gestora das unidades escolares municipais em encontros, ministrados pelos professores assistentes técnico-pedagógico da Secretaria da Educação.

“Os ATP’s sempre participam das capacitações realizadas na Diretoria Regional de Ensino. Em seguida, trazem estas informações aos profissionais que atuam na rede municipal”, destaca Canassa.

Inicialmente, como informa a secretária serão trabalhados com os professores, conceitos de duas disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática. “Nesta capacitação, são debatidas as expectativas de aprendizagem, a dinâmica metodológica, entre outros assuntos, sendo que cada professor é responsável por uma área do conhecimento, sendo que esta  divisão acaba facilitando, segundo ela a compreensão dos aspectos relacionados ao programa, por parte dos coordenadores pedagógicos.

Ainda em relação ao programa, a  Secretaria Municipal da Educação, por meio de sua assessoria de imprensa, afirma entender, que a adesão ao Ler & Escrever, representa um salto ainda maior na qualidade de ensino ofertada pela rede municipal atualmente, a qual já é considerada, de excelente qualidade.

“Sem dúvida alguma, este material que acaba de chegar será de muita valia para a rede, uma vez que se possui um conteúdo completo de todas as disciplinas, sendo que tanto os educadores, quanto os alunos, terão a sua disposição um  material muito rico e já adotado por diversos municípios paulistas, inclusive a capital”, avalia o assessor de imprensa Nelinho Moraes, lembrando que o projeto, destinado aos estudantes do ensino fundamental  está incluído entre as ações destinadas ao cumprimento das 10 metas estipuladas pelo plano para a Educação, do Governo do Estado, que tem como prioridade o investimento na qualidade da formação de base das crianças, para que as mesmas possam desenvolver, adequadamente, suas potencialidades, abrindo assim, possibilidades de construção de um futuro com perspectivas de inserção social muito mais amplas, sendo que no caso específico do Ler e Escrever, o objetivo principal é colaborar pela garantia da ampla alfabetização dos alunos enquanto os mesmos estiverem na rede municipal  para que possam chegar mais preparados na rede estadual.

Uma das novidades que o Ler e Escrever vem proporcionando aos alunos da rede municipal é que todos os alunos vão receber um completo material didático, que inclui uma apostila (caderno de atividades) com os textos, exercícios e atividades relativas a cada matéria. Ao todo, serão quatro apostilas ao longo do ano, para cada aluno matriculado, ou seja, um caderno de atividades para cada um.

Além disso, os pais também receberão um caderno especial, com todas as informações necessárias para melhor acompanharem o desenvolvimento educacional de seus filhos e bem como, conhecerem com mais profundidade as propostas do programa.

Os educadores também não ficam de fora do projeto Ler e Escrever, pois integram a chamada Rede do Saber, por intermédio da qual, o município, através da SME, irá pagar três horas semanais de trabalho aos mesmos, para que eles possam se preparar para trabalhar com os alunos em salas de aula, por intermédio do estudo das apostilas, já que além dos cadernos de atividades dos alunos, também há os dos professores. Os educadores, irão ainda, acompanhar semanalmente as vídeo-conferências da  Rede do Saber, todas destinadas a sua completa formação.

Canassa conclui, lembrando que não apenas o material do Ler & Escrever, mas todo o material escolar que as crianças matriculadas na rede municipal de ensino necessitarem, são fornecidos para os alunos, sem qualquer custo, sendo que a Secretaria Municipal da Educação, mantêm em todas as unidades um estoque de cadernos, lápis, borrachas, canetas, canetas e outros materiais mais, para atender aos estudantes que deles necessitem, ficando a  exceção, segundo a SME, por conta das famílias que preferem que seus filhos utilizem materiais de outras marcas, mas senão houver objeção quanto ao uso dos materiais disponíveis nas escolas, estes não possuem custo aos alunos.

Fonte: Assessoria SME