Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Aluno do Beija Flor é destaque em curso

25/05/2010

O adolescente Daniel Ribeiro Barbosa, 12 anos, é mais um exemplo dos grandes resultados alcançados pela escola ‘Beija-flor’, projeto mantido pela Secretaria Municipal da Educação de Assis, desde maio do ano passado e que funciona no Parque de Exposições Jorge Alves de Oliveira, o recinto da Ficar.

Aluno do curso de formação de cabeleireiros, do Departamento de Ensino Profissionalizante da SME, que funciona na escola profissionalizante Sebastião Simionato’, Daniel tem demonstrado um grande talento e aptidão pela arte, sendo que além de cortes, já começa a trabalhar penteados e outros macetes, como escovas e muito mais, dando demonstração que terá realmente condições de futuramente, abraçar a profissão.

No início, como informa Rubens Roberto Alves, responsável pelo departamento profissionalizante da SME, o adolescente acompanhava as aulas apenas como ouvinte, mas depois, devido ao seu talento, foi aceito como aluno regular, apesar da pouca idade.

“Para nós é uma grande satisfação poder atender também esta clientela do Beija Flor, uma vez que este é o objetivo da educação nos dias atuais, ou seja, todos os segmentos, departamentos, projetos e escolas trabalhando em parceria. Desta forma, dou os parabéns ao menino e a toda equipe do Beija e da escola Sebastião Simionato, na pessoa de sua coordenadora Cidinha e dos instrutores, pois sem este trabalho integrado, ficaria difícil estar oferecendo ao Daniel esta chance de buscar uma nova vida, por meio da educação”, disse Rubinho.

Criada com o objetivo de resgatar os valores de crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem e situação de vulnerabilidade social, a escola Beija Flor, além de oferecer os conteúdos convencionais, mantém parcerias com outras instituições, o que proporciona aos estudantes, a possibilidade de praticar modalidades esportivas, participar de atividades extracurriculares e ainda ter acesso a cursos profissionalizantes, como informa a coordenadora do projeto, Isaura da Silva Leopoldo: “E o Daniel é um exemplo de que estas parcerias podem sim, dar bons resultados, pois infelizmente estávamos perdendo as esperanças com ele, que era mesmo considerado um caso, já quase perdido, mas como o nosso lema é acreditar e investir até o fim, insistimos mais e agora podemos observar os frutos crescendo”, disse.

Esta foi a forma com que a coordenadora do Beija Flor, resumiu o comportamento do estudante, que, na época apresentava sérios problemas disciplinares. “Foi então que ele manifestou o desejo de aprender sobre a profissão de cabeleireiro. No início ficamos um pouco apreensivos, mas decidimos dar-lhe mais esta oportunidade”, lembra.

Quando chegou ao curso de cabeleireiro, o garoto era apenas um ouvinte, pois na escola somente são aceitas inscrições de alunos com idade superior a 16 anos. “Ele ficava sentadinho, olhando as atividades desenvolvidas no decorrer das aulas”, recorda Maria Aparecida de Melo Belloti, coordenadora da escola Sebastião Simionato.

Com o passar do tempo, as habilidades de Daniel vieram à tona e, mesmo sem possuir a idade mínima para a participação nas atividades, ele foi integrado ao grupo de alunos. “Começamos a notar que se trata de um menino diferenciado. Apesar da pouca idade, já tem um estilo de cabeleireiro. Em simples movimentos já é possível identificar suas qualidades”, opina Maria Aparecida.

Os próprios professores da escola ‘Beija-flor’, que acompanham os estudantes em todas as atividades externas, se mobilizaram para conseguir os materiais necessários ao aprimoramento do aprendizado de Daniel. “Essa é a grande força do nosso projeto: a união. Estamos sempre juntos para conquistar nossos objetivos e isso tem feito a diferença”, destaca Isaura.

Participando ativamente das aulas, Daniel tem obtido destaque entre os colegas de curso. Interesse e disciplina que já projetam um futuro melhor para o garoto. “Estamos estudando a possibilidade de inseri-lo no mercado de trabalho. Temos alguns contatos nessa área, e, se ele continuar se desenvolvendo assim, certamente vamos lutar por isso”, afirma Maria Aparecida.

De acordo com Isaura, o aprendizado de uma profissão tem influenciado diretamente na conduta de Daniel. “Houve uma mudança significativa de comportamento. Ele está mais responsável e consciente sobre a necessidade de acompanhar todas as atividades. Isto é essencial”, conclui.

Ela aponta que mudanças no modo de agir e pensar – como no caso de Daniel – são essenciais ao cumprimento das metas estabelecidas pela escola ‘Beija-flor’. “Para isso nossa escola foi criada. E estamos muito contentes com tudo o que estamos conseguindo. Notar a mudança de comportamento destas crianças é o maior prêmio que poderíamos receber”, avalia a coordenadora.

Feliz com o desempenho do garoto Daniel no curso profissionalizante, a secretária da Educação, Ângela Canassa, parabenizou ontem, não apenas ele, mas toda a equipe que participou do processo, tanto do Beija Flor, como ensino profissionalizante e afirmou, ser esta a única forma de se pensar em educação nos dias atuais, ou seja, buscar parcerias que levem verdadeiramente a transformação de realidades: “Isso nos deixa ainda com mais força e ânimo para continuarmos trabalhando, tendo como alicerce o amor, pois onde o amor é colocado em pratica, meio caminho já está percorrido, sendo que para se atingir o final da estrada, fica bem mais fácil. Parabéns a todos que estão irmanados neste processo do Daniel, mas não se esqueçam que a semente apenas foi plantada, pois será a partir de agora que ela necessitará de muito carinho para que cresça saudável”, concluiu Canassa.

Fonte: Assessoria - SME