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Editora Moderna capacita professores da rede

25/05/2010

 

 

Por dois dias, quinta e sexta-feira desta semana (dias 20 e 21), sempre das 18 às 21 horas, no auditório da Secretaria Municipal da Educação, a consultora pedagógica da Editora Moderna, Susi Helena Barrios, esteve na cidade de Assis capacitando os professores do ensino infantil e do primeiro ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino, que estão trabalhando a partir deste ano nas salas do Jardim I e II e do primeiro ano, com o material pedagógico do projeto Buriti Mirim.

Na abertura oficial do encontro, na quinta-feira, a secretária Ângela Canassa, desenvolveu com os educadores presentes uma oficina de motivação, onde com o auxílio de um vídeo mostrando uma aula de sapateado, ela trabalhou a necessidade de todos trabalharem em sintonia, pois apenas desta forma, é possível chegar a um objetivo comum: “Este vídeo diz tudo, pois se num momento de sapateado não houver um sincronismo perfeito e cada um dos participantes seguir um ritmo diferente do outro, nada irá sair como desejado. Na educação acontece o mesmo, ou seja, é preciso que trabalhemos sempre em sintonia”, disse.

A mesma tese foi defendida por Susi Helena, ao afirmar para os cerca de 100 professores presentes ao treinamento, que todos devem sempre estar trabalhando juntos e trocando experiências, para que o aprendizado dos alunos ocorra de forma homogenia: “Tudo que se faz junto é mais gostoso, pois sozinho já está provado que o ser humano não chega a lugar nenhum. Porém, na medida em que trabalhamos juntos, tudo fica mais fácil”, disse.

Neste sentido, ela especificou aos educadores todos os detalhes do material, tanto do professores, quanto dos alunos, ao mesmo tempo em que alertou para a importância de se deixar a criança à vontade para trabalhar com o material, da maneira com que ela possa se sentir melhor.

Aos presentes, Susi falou da sua felicidade e satisfação quando foi informada que a Prefeitura de Assis iria adotar o livro 3, nas salas do primeiro ano do ensino fundamental, o que segundo ela vem contribuir em muito para a continuidade da aprendizagem: “Eu considero este material do Buriti um avanço muito grande em matéria de educação, porém muito complexo. Por este motivo eu fiquei mesmo feliz com Assis adotar o livro 3, já no ensino fundamental, pois o material na verdade, predispõe que a criança que irá trabalhar com ele, já sabe ler, estando numa fase mais avançada da alfabetização”, disse.

Para a secretária Ângela Canassa, os dois dias de treinamento e capacitação sobre o projeto Buriti Mirim, foram de grande importância para todos os envolvidos na aplicação do mesmo, ainda mais, por terem tido a chance de debater com uma integrante da equipe pedagógica da editora responsável pela elaboração do material.

“E isso é de suma importância, pois de nada adianta termos em mãos um material de qualidade, se não soubermos trabalhar com ele. Daí a necessidade destas capacitações e o que me deixa realmente feliz, é perceber o entusiasmo do nosso corpo docente, que estão felizes com o material, pois na verdade, antes eles não possuíam este apoio e todos nós professores sabemos de o quanto é importante um material de apoio de qualidade”, disse Canassa.

Sobre o Buriti Mirim, a consultora pedagógica Susi Helena, lembra que o mesmo é uma proposta atual, adotada em diversas redes de ensino público e privado do Brasil e que segundo a Editora Moderna, busca acompanhar a trajetória da educação infantil, incorporando as contribuições teóricas recentes de pesquisadores da área, que defendem uma formação global da criança em seus anos escolares iniciais, visando seu desenvolvimento afetivo, intelectual e social, sendo composto por um conjunto de materiais, que procura abarcar as necessidades e características das crianças de 3 a 5 anos, oferecendo também orientações aos professores e às famílias, tendo como objetivo atender a todos os envolvidos na ação educativa: as crianças, suas famílias e os professore

Com o primeiro livro em mãos, adotado pelo Jardim I, é possível perceber que o mesmo está organizado em oito unidades, cujos temas fazem parte do cotidiano e/ou do interesse das crianças de 3 anos. As duas primeiras unidades são destinadas a assuntos que cercam a questão da identidade da criança: seu nome, brinquedos, sua família, sua casa, a escola e amigos. As unidades 3 e 4 apresentam o circo, manifestação cultural geralmente interessante para as crianças pequenas. As unidades 5 e 6 tratam do tema das frutas, sementes e flores, elementos presentes no cotidiano da criança, na sua alimentação e em espaços freqüentados por elas. As unidades 7 e 8 abordam os filhotes, assunto fascinante para a criança, tanto no que diz respeito à identificação com esses outros pequenos, quanto no que eles têm de diferente. É um tema muito rico para a exploração do mundo e o conhecimento de si mesmo, partindo das diferenças.

O livro 2 (Jardim II), também está organizado em oito unidades, cujos temas fazem parte do cotidiano e/ou do interesse das crianças de 4 anos, sendo que a primeira unidade “Eu sou assim”, trata do tema da identidade e da vida da criança, abordando tanto aspectos relacionados a características pessoais, quanto à escola, sua rotina e organização. A segunda unidade abrange o tema “Muitas Profissões”, assunto cada vez mais do interesse das crianças e na terceira unidade, o jardim surge como tema, enfocando flores e bichos que nele vivem. Já a quarta unidade aborda “Jeitos de Brincar”; a quinta traz o tema “O que tem na horta?”, convidando as crianças a conhecerem melhor de onde vêm os alimentos, enquanto a sexta, sétima e oitava unidades tratam de temas muito próximos, abarcando os seguintes assuntos: “Passeio à Praia, O Mar e Brincando com Água”,  todos considerados fascinantes para as crianças de 4 anos.
Porém, o mais importante, segundo a palestrante é que em todas as unidades, é possível encontrar atividades que tratam dos seguintes eixos do conhecimento: linguagem e comunicação, relações matemáticas, exploração e conhecimento de mundo, desenvolvimento pessoal e social, expressão e apreciação artísticas, corpo e movimento.

O livro 3, adotado pela rede municipal salas do primeiro ano do ensino fundamental, também traz oito unidades, cujos temas fazem parte do cotidiano e/ou do interesse das crianças de 5 anos, sendo que em todas as unidades, há atividades que tratam dos seguintes âmbitos do conhecimento: linguagem e comunicação, relações matemáticas, exploração e conhecimento de mundo, desenvolvimento pessoal e social, expressão e apreciação artística, corpo e movimento.
De maneira geral, as atividades relacionadas as âmbitos de conhecimento mencionados foram elaboradas de acordo com o assunto abordado em cada unidade, ou com temas de interesse das crianças de 5 anos, sempre no contexto do universo delas.
As atividades de apreciação e expressão artísticas trazem obras de arte de diferentes artistas já consagrados, para que as criança possa observá-las, alimentando-se de novas imagens e desenvolvendo sua capacidade de comunicação a partir de um pequeno roteiro de conversa e observação. Além disso, as obras apresentam, na grande maioria, relação com o assunto estudado na unidade, conferindo mais uma oportunidade para a criança refletir sobre o que está aprendendo, agregando novas informações ao que já sabe e vendo nas artes também uma fonte de conhecimento.

Em relação a pasta de jogos com quadro imantado com cenários e personagens retirados de histórias que serão lidas com as crianças, ou criados a partir da constatação do que interessa ou do que será estudado ao longo do ano, além de peças baseadas em figuras geométricas e letras móveis, tem como idéia principal, buscar  garantir momentos na rotina escolar ou em casa dedicados à expressão da criatividade e da imaginação das crianças, aspectos muito importantes para o desenvolvimento infantil, bem como o incremento do jogo simbólico a partir das histórias lidas e do conhecimento adquirido com o estudo dos assuntos de cada unidade temática do livro do aluno. Além da criança poder utilizar esse quadro livremente, sozinho ou com colegas, em momentos na escola ou em casa; há também uma série de atividades propostas, que visam a instrumentalização do seu uso. No caso das figuras geométricas, estão indicadas atividades que visam o desenvolvimento de noção espacial, da criatividade e do reconhecimento de formas. Em se tratando dos cenários e personagens, o professor pode tanto dirigir brincadeiras, quanto propor outras atividades com essas peças.

Já o caderno de trabalho pessoal para o aluno deverá ser utilizado nos momentos escolares mais livres ou em grupo, nos chamados “cantinhos de trabalhos” criados nas próprias salas de aulas, pois ele traz atividades que lembram os conhecidos passatempos, cuja função é entreter e oferecer situações em que as crianças possam lançar mão dos conhecimentos adquiridos na escola. Esse caderno é um caderno para ser usado com autonomia pelas crianças, já que elas poderão escolher por onde começar e como seguir em suas páginas.

Do Buriti, faz parte ainda, livros de histórias, que apresentam contos tradicionais, cujos enredos interessam e encantam as crianças de 3 a 5 anos, sendo que para a confecção da coleção, foi escolhida uma versão para cada história, sempre considerando a faixa etária atendida e esperando que o livro pudesse realmente contribuir para que as crianças queiram ler e conhecer outras histórias ou outros modos de contar o mesmo conto de fadas, sendo que o volume 1, a coleção de contos é intitulada “Quem Tem Medo do Lobo Mau?”. O livro 2 traz a coletânea “Príncipes e Princesas: histórias de beleza e delicadeza” e o livro 3 “Prisioneiros e Prisioneiras, heróis e heroínas em torres, palácios e florestas”.

 

 

Fonte: Assessoria - SME


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