Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Pais e professores participam de palestra

21/09/2010

“Foi uma palestra bastante satisfatória, onde pudemos observar o grande interesse da comunidade presente, em especial pelo fato dos pais das crianças se mostrarem muito interessados no assunto”. Esta foi a frase usada por Tiago Escame, que coordena o projeto “Saúde vai à Escola” em nível da Secretaria Municipal da Educação de Assis, para resumir a palestra sobre saúde realizada na tarde de sexta-feira, dia 17, na escola municipal José Santilli Sobrinho, na vila Maria Isabel/Marialves, destinada aos pais dos alunos e professores da creche e ensino infantil.

A palestra, realizada pelas enfermeiras Silvia A. Silva, Fernanda R. Petrucci e Solange dos Santos Oliveira, do Hospital Regional de Assis, que é parceiro da SME no citado projeto, também foi considerada altamente positiva pela coordenadora do projeto em âmbito da saúde, Ana Claudia Guedes Alves, a qual fez questão de acentuar, que trabalhando em sintonia, educação e saúde, na verdade estão trabalhando na formação de promotores de saúde e qualidade de vida, pois  tal projeto, segundo ela, representa um ganho muito grande para a sociedade como um todo.

Para Tiago Escame, o mundo passa por um período de grandes transformações, resultado dos progressos

políticos, econômicos, sociais, ambientais e dos avanços científicos e tecnológicos alcançados, em todas as áreas, pelo homem, com conseqüente melhoria nas condições de saúde e de qualidade de vida. Entretanto, segundo ele, observam-se, ainda, grandes desigualdades nas condições de saúde e de vida, pois no mundo, existem milhões de pessoas vivendo em situação de extrema pobreza e de

exclusão social, impedidas de exercerem seus direitos civis e políticos para determinarem o seu próprio destino.

“Embora os avanços ocorridos no último século sejam inegáveis e importantes no que se refere à assistência e à recuperação da saúde, o que se tem discutido, principalmente nas duas últimas décadas, é que se faz necessária a implementação de outras estratégias para se

conquistar uma melhor condição de saúde e de qualidade de vida, visando não somente a recuperação e proteção, mas principalmente a promoção da saúde, vindo daí, na minha opinião, a importância deste projeto, onde profissionais do setor vão até as escolas, trabalhar diretamente com crianças, pais e também professores, a importância de uma melhor qualidade de vida”, explica Escame.

Ele lembra ainda, que os últimos estudos lembram que é necessário uma série de pré-requisitos é necessária para a conquista da saúde: paz, habitação, educação, alimentação, renda, ecossistema estável, recursos sustentáveis, justiça social e eqüidade, sendo que tais pesquisas definem como promoção da saúde, o

processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo maior participação no controle deste processo, sendo que para atingir um estado de bem-estar fisico, mental e social, as pessoas e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente, uma vez que a saúde deve ser vista como um

recurso para a vida e não como um objetivo para viver, sendo que neste sentido, a saúde é um conceito

positivo que enfatiza os recursos pessoais e sociais, bem como as capacidades físicas: “Daí a importância deste, que eu considero um grandioso projeto, pois estamos realmente trabalhando no intuito de formarmos propagadores, promotores de uma melhor qualidade de vida”, disse.

Esta semana em especial, a equipe do projeto “Saúde vai à Escola” estará envolta nas comemorações dos 16 anos da escola municipal Nísia Mercadante, da vila Maria Isabel/Assis III. Amanhã, quinta-feira, nos dois períodos acontece naquela unidade escolar palestras sobre bullyng. Já na sexta-feira, também nos dois períodos, o tema debatido no Nísia, será qualidade de vida.

Também na sexta-feira, uma outra equipe do projeto irá visitar a escola Beija Flor, no Parque de Exposições Jorge Alves de Oliveira, a Ficar, onde a palestra a ser desenvolvida das nove as dez horas da manhã, será a respeito da puberdade e adolescência.

Tiago Escame destaca o apoio recebido pelo projeto, a Prefeitura Municipal por intermédio da Secretaria da Educação e em especial da secretária Ângela Canassa, que tem dado todo o respaldo logístico necessário à realização do mesmo, além do doutor José Bitu, diretor do Hospital Regional, o qual também vem apoiando a implementação do trabalho no município.

Fonte: Assessoria - SME