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Escola destaca o trabalho com o Buriti Mirim

26/08/2010

 

“As crianças estão amando, pois se trata de um material muito rico e interessante dentro do processo de alfabetização”.

Esta é a análise da coordenadora pedagógica da escola municipal Maria Amélia de Castro Burali, da vila Rodrigues, Nelma Viviane, sobre o material do projeto Buriti Mirim, da editora Moderna, adotado a partir deste ano pelas salas do ensino infantil e primeiro ano do ensino fundamental, da rede municipal de educação.

“Sem dúvida, este é um material que chegou e foi adotada pela Secretaria da Educação na hora certa, sendo a prova disso, a satisfação demonstrada pelas crianças diante da riqueza do mesmo”, destaca.

Segundo ela, o novo material didático vem sendo trabalhado pelas crianças do Jardim I (professora Raquel), Jardim II (professora Djanira) e primeiro ano (professora Camila), que em sintonia com a coordenação e direção da unidade escolar, vem conseguindo desenvolver com as crianças, todo o conteúdo e objetivos propostos e principalmente, conseguindo alcançar os resultados almejados: “É sem dúvida um material diversificado e que promove ao professor e alunos diferentes situações de ensino e aprendizagem”, avalia Nelma.

Satisfeita com os bons resultados que o novo material didático vem alcançando junto às escolas da rede municipal, a secretária Ângela Canassa, enfatiza que o material, é considerado um modelo de qualidade em alfabetização, sendo utilizado por inúmeros colégios particulares e outras redes de ensino público do país, pois o mesmo possui um conteúdo bastante diversificado, composto em primeiro lugar por um  caderno de trabalho pessoal para o aluno, o qual deverá ser utilizado nos momentos escolares mais livres, pois ele traz atividades que lembram os conhecidos passatempos, cuja função é entreter e oferecer situações em que as crianças possam lançar mão dos conhecimentos adquiridos na escola.

Consta ainda do kit, uma pasta de jogos com quadro imantado com cenários e personagens retirados de histórias que serão lidas com as crianças, ou criados a partir da constatação do que interessa ou do que será estudado ao longo do ano, além de peças baseadas em figuras geométricas e letras móveis.
A idéia da pasta de jogos e do quadro imantado busca garantir momentos na rotina escolar ou em casa dedicados à expressão da criatividade e da imaginação das crianças, aspectos muito importantes para o desenvolvimento infantil, bem como o incremento do jogo simbólico a partir das histórias lidas e do conhecimento adquirido com o estudo dos assuntos de cada unidade temática do livro do aluno.

Além de a criança poder utilizar esse quadro livremente, sozinho ou com colegas, em momentos na escola ou em casa; há também uma série de atividades propostas, que visam a instrumentalização do seu uso e no caso das figuras geométricas, estão indicadas atividades que visam o desenvolvimento de noção espacial, da criatividade e do reconhecimento de formas. Em se tratando dos cenários e personagens, o professor pode tanto dirigir brincadeiras, quanto propor outras atividades com essas peças.

O material do Buriti, que está sendo repassado a partir desta semana para as escolas de ensino infantil, é composto ainda por livros de contos tradicionais, cujos enredos, segundo a editora, interessam e encantam as crianças de três a cinco anos.

Trata-se, segundo Canassa, de uma versão possível para cada história, sempre considerando a faixa etária atendida e esperando que o livro possa contribuir para que as crianças queiram ler e conhecer outras histórias ou outros modos de contar o mesmo conto de fadas.

Para as crianças com faixa etária de três anos de idade, o tema escolhido nesta primeira etapa é  Quem Tem Medo do Lobo Mau, que apresenta contos tradicionais, cujos enredos interessam e encantam as crianças desta faixa etária, uma vez que uma das preocupações é apresentar uma versão bem cuidada, com belas ilustrações, que dialogam com o texto e oferecem informações sobre as histórias.
Já para a faixa dos quatro anos de idade,  Príncipes e Princesas: histórias de beleza e delicadeza (mas também de medo e coragem)”, é a seleção de contos selecionada,   que apresenta contos de fadas, cujos enredos interessam e encantam crianças desta idade, sendo o objetivo desta coletânea, apresentar uma versão bem cuidada do texto, com belas ilustrações, que dialogam com as histórias e oferecem informações sobre as mesmas.
Para os cinco anos de idade, o material do Buriti, traz “Prisioneiros e Prisioneiras, heróis e heroínas em torres, palácios e florestas”, que contém três histórias consideradas interessantes para tal faixa etária (Rapunzel, João & Maria; A Bela e a Fera), sendo que todas se desenvolvem em um eixo comum de enredo, definido pelo contexto do herói ou da heroína serem prisioneiros antes do desenlace

Já o livro para o primeiro ano do ensino fundamental, apresentado pelo projeto Buriti, possui características bastante distintas dos livros destinados aos anos subseqüentes, pois é um livro integrado, organizado em nove unidades temáticas, com atividades desenvolvidas em Português, Matemática, Ciências-História-Geografia e de sensibilização na área de Artes Visuais. Temas atraentes para o aluno de seis anos criam contextos ricos e interessantes para aprender a ler e a escrever, e ampliar o seu conhecimento sobre o mundo

Para Canassa, a adoção do Buriti nas salas do ensino infantil e do primeiro ano do fundamental, resultou sem dúvida alguma em um grande avanço na qualidade de ensino ofertada às crianças da rede municipal de ensino da cidade, uma vez que se trata de um material muito rico e que está colaborando em muito no processo de alfabetização das crianças assisenses.

 

 

Fonte: Assessoria - SME


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