Processo Seletivo Professor Temporário 2.013
05/12/2012
A Secretaria Municipal da Educação de Assis receberá a partir de sexta-feira, dia 07 de dezembro de 2012, as inscrições do Processo Seletivo para o ano letivo de 2.013, para contratação de professores temporários de Educação Básica: PEB I, PDI e PEB II, para que a inscrição possa ser efetivada, é necessesário possuir formação na área em que deseja atuar. As inscrições são gratuitas e serão recebidas até o dia 13 de dezembro de 2.012, por meio do site http://www.educacaoassis.com.br/ através do link inscrições
O período para a entrega dos títulos será de 10/12 a 14/12 até às 18h, na Secretaria Municipal da Educação de Assis, sempre das 8h às 12h e das 14h às 18h, mediante a apresentação da cédula de identidade (xérox), CPF (xérox), cópia da certidão de nascimento de filhos menores/dependentes, comprovante da habilitação na modalidade pretendida (conforme anexo II) e certificados de títulos conforme edital.
O processo seletivo constará de duas etapas, sendo a primeira uma prova escrita e a segunda, a prova de títulos. A prova escrita marcada para o dia 13 de janeiro de 2013, na FEMA, sendo que para faze-la, o candidato deverá comparecer ao local com meia hora de antecedência munido do R.G e do protocolo de inscrição, caneta preta ou azul, lápis e borracha.
A Secretaria Municipal da Educação lembra ainda que, o candidato com necessidade especial participará do Processo Seletivo junto aos demais candidatos, em igualdade de condições no que diz respeito ao conteúdo e à avaliação das provas, sendo que o mesmo deverá entregar declaração do tipo e grau de deficiência que apresenta, conforme previsto no edital nº 46/2.012.
EDITAL de Retificação nº 48/2.012
BIBLIOGRAFIA:
PROFESSORES PEB II - EDUCAÇÃO FÍSICA
Oficinas Curriculares de Atividades Esportivas e Motoras ESPORTE/ GINÁSTICA/ JOGO - CICLOS I e II – Caderno de Oficinas Curriculares - CENP - São Paulo, 2007.
Cadernos Curriculares Oficina de Educação Física
· FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro: Teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 2002.
· EDUCAÇÃO INTEGRAL - Escola de Tempo Integral / Aluno em Tempo Integral – CENP – São Paulo, 2011.
· Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm
PROFESSORES PEB II – INGLÊS
· Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos
Parecer CNE/CEB Nº: 11/2010 - APROVADO EM: 7/7//2010
· PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – 5ª A 8ª SÉRIES (INGLÊS)
· SELBACH, Simone. Língua Estrangeira e Didática. Petrópolis: Vozes, 2010.
· Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm
PDI – PROFESSOR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL
· Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil /
Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.
· BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Vol. 2 –
formação Pessoal e Social e vol. 3 Conhecimento de Mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998.
· Diretrizes Curriculares Nacionais Para Educação Básica
· Resolução Cne / Ceb Nº 4, De 13 De Julho De 2010
· Parecer Cne / Ceb Nº 7, De 07 De Abril De 2010
Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90.
PROFESSOR - PEB I
· Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos
Parecer CNE/CEB Nº: 11/2010 - APROVADO EM: 7/7//2010
· Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm
· GUIA CURRICULAR PARA O ESTADO DE SÃO PAULO – 1ª A 4ª SÉRIES.
· PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – 1ª A 4ª SÉRIES (TODAS AS ÁREAS)
· BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Vol. 2 –
formação Pessoal e Social e vol. 3 Conhecimento de Mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998.
· Diretrizes Curriculares Nacionais Para Educação Básica
· Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil /
Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.
Capítulos dos livros abaixo:
· Avaliação enquanto mediação. In: HOFFMANN, Jussara. Mito e Desafio. 17ª edição. Porto Alegre: Educação & Realidade, 1995. Pág. 65 a 81.
· Capítulo 4 - É possível ler na escola. In: LERNER, Delia. Ler e Escrever na Escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002. Pág. 73 a 102.
· Capítulo 5 - O Papel do Conhecimento Didático na Formação do Professor. In: LERNER, Delia. Ler e Escrever na Escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002. Pág. 103 a 117.
· Capítulo 2 - A Construção do Conhecimento sobre a Escrita. In: TEBEROSKY, Ana. Aprender a Ler e a Escrever: uma proposta construtivista. Trad. Ana Maria Neto Machado. Porto Alegre: Artmed, 2003. Pág. 41 a 69.
· Capítulo 3 - Um Modelo de Ensino da Linguagem e da Alfabetização. In: TEBEROSKY, Ana. Aprender a Ler e a Escrever: uma proposta construtivista. Trad. Ana Maria Neto Machado. Porto Alegre: Artmed, 2003. Pág. 75 a 99.
· Capítulo 4 - O Ambiente Material e Social e o Papel do Professor na Sala de Aula. In: TEBEROSKY, Ana. Aprender a Ler e a Escrever: uma proposta construtivista. Trad. Ana Maria Neto Machado. Porto Alegre: Artmed, 2003. Pág. 103 a 142.
· Capítulo 5 - O Sistema de Numeração: um problema didático. Delia Lerner e Patrícia Sadovsky. In: PARRA, Cecília. A Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 2008. Pág. 73 a 155.
· Capítulo 1 - Fundamentando o trabalho com jogos. In: STAREPRAVO, Ruth. Jogando com a Matemática: Números e Operações. Pág. 10 à 73.
· Capítulo 3 – O que sabe uma criança que parece não saber nada. In: WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002. 2ª ed. Pág. 39 a 54.
· Capítulo 5 – Como fazer o conhecimento do aluno avançar. In: WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002. 2ª ed. Pág. 65 a 82.
· Capítulo 1 - Os Jogos nas Aulas de Matemática. In: SMOLE, Kátia Stocco (org.). Jogos de Matemática de 1º a 5º ano. Série Cadernos do Mathema – Ensino Fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2007. Pág. 11 a 24.
PROFESSOR - OFICINAS CURRICULARES
Oficina Curricular de Matemática
· Oficina de Experiências Matemáticas Ciclos I e II – Caderno de Oficinas Curriculares - CENP - São Paulo, 2008.
· Os jogos nas aulas de matemática. In. SMOLE, Katia Stocco, DINIZ, Maria Ignez, CÂNDIDO, Patrícia. Jogos de Matemática 1º a 5º ano. Cap. 1 - pág. 11-24. Cadernos do Mathema. Porto Alegre: Artmed, 2007.
· EDUCAÇÃO INTEGRAL - Escola de Tempo Integral / Aluno em Tempo Integral – CENP – São Paulo, 2011.
· Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm
· Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos
Parecer CNE/CEB Nº: 11/2010 - APROVADO EM: 7/7//2010
Oficina Curricular de Alfabetização e Letramento
· Oficina de HORA DA LEITURA Ciclo I – Caderno de Oficinas Curriculares - CENP - São Paulo, 2007.
· TEBEROSKY, Ana, COLOMER, Teresa. Aprender a Ler e a Escrever - uma proposta construtivista. Porto Alegre Artmed. 2002.
· EDUCAÇÃO INTEGRAL - Escola de Tempo Integral / Aluno em Tempo Integral – CENP – São Paulo, 2011.
· Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm
· Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos
Parecer CNE/CEB Nº: 11/2010 - APROVADO EM: 7/7//2010
Oficina Curricular de Arte
Curriculares - CENP - São Paulo, 2007.
· EDUCAÇÃO INTEGRAL - Escola de Tempo Integral / Aluno em
Tempo Integral – CENP – São Paulo, 2011.
Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90.
· Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos
Parecer CNE/CEB Nº: 11/2010 - APROVADO EM: 7/7//2010
Oficina Curricular de Educação Ambiental
· BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Fundamental – 1ª a 4ª séries: vol. 4 – Ciências Naturais e vol 9 - Meio Ambiente e Saúde. Brasília: MEC/SEF, 1998 .
· EDUCAÇÃO INTEGRAL - Escola de Tempo Integral / Aluno em Tempo Integral – CENP – São Paulo, 2011.
· Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90.
· Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos
Parecer CNE/CEB Nº: 11/2010 - APROVADO EM: 7/7//2010
Oficina Curricular de Informática
· O Uso de Novas Tecnologias. In. MORAIS, Marta Bouissou. Ciências – Ensinar e Aprender. Pág. 96-105. Belo Horizonte. Dimensão, 2009.
· EDUCAÇÃO INTEGRAL - Escola de Tempo Integral / Aluno em Tempo Integral – CENP – São Paulo, 2011.
· Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90.
· Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos
Parecer CNE/CEB Nº: 11/2010 - APROVADO EM: 7/7//2010
PROFESSOR - PEB II – EDUCAÇÃO ESPECIAL
- Coleção "A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar"
Fascículo 1, Fascículo 2, Fascículo 3, Fascículo 4, Fascículo 6, Fascículo 9, Fascículo 10
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/
- SCHLÜNZEN, E; RINALDI , R.; SANTO S, D. Inclusão escolar: marcos legais, atendimento educacional especializado e possibilidade de sucesso escolar para pessoas com deficiência. In: UNIVER SIDADE ESTAD UAL PAULISTA. Prograd. Caderno de Formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, p. 148-160, v. 9.
Disponível em: http://acervodigital.unesp.br/
- GUENTHER, Z.C. Desenvolver capacidades e talentos: um conceito de inclusão
– Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
- Relatório Mundial sobre a Deficiência apresenta nove recomendações, 2012, P. 3-48
Disponível em: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/
Fonte: C. Convênios