Assis, Sexta-Feira, 05 de Julho de 2024

“Parangolé” emociona crianças e adultos

10/08/2011

“Um sucesso incontestável”. Esta foi a frase usada ontem pela secretária municipal da Educação de Assis, professora Ângela Canassa para definir o que ela chamou de “sucesso absoluto”, a apresentação do grupo de teatro Armatrux, que encenou ontem e anteontem (dias nove e dez), na cidade o espetáculo “Parangolê”, como parte de uma turnê que a trupe teatral mineira, iniciou este mês pelo Estado de São Paulo promovendo apresentações e oficinas gratuitas que tratam do tema do consumo consciente de energia.

ParangoléO projeto “Circulação Armatrux”, que contou na cidade com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Fundação Assisense de Cultura vem sendo desenvolvido através do PROAC – ICMS – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo e conta com o apoio cultural das empresas Vale Paranapanema em Assis, Caiuá nas regiões de Presidente Prudente e Adamantina e Nacional em Catanduva, sendo que todas estas regiões receberão o espetáculo.

Na terça-feira, o espetáculo foi encenado as nove e às 14 horas no cine municipal Piracaia e às 16 horas na escola Coraly Júlia Gonçalves Carneiro e na quarta-feira, o teatro municipal recebeu o espetáculo as 9 e às 14 horas, sendo que às quatro horas da tarde, a trupe visitou a escola Darcy Ribeiro.

No total, a estimativa é que pelo menos 1,5 mil alunos da rede municipal tiveram a chance de acompanhar as apresentações, que emocionaram não apenas as crianças, mas também os adultos que foram assistir aos espetáculos.

“Sem duvida alguma foram momentos únicos, pois a trupe teatral desenvolve um trabalho digno de elogios e aplausos”, comentou a secretária Canassa.

Em resumo, o espetáculo encenado em Assis conta a história de duas palhaças, a apresentadora e sua assistente, que percorrem o país de bicicleta vendendo um produto de limpeza e vivenciam problemas com o uso incorreto da energia. De forma lúdica, a palhaça assistente simboliza o meio ambiente, que deve ser bem tratado e usado com bom senso, e a palhaça apresentadora sente na própria pele as conseqüências de seu mau uso da energia. Durante a apresentação, também são inseridas dicas de segurança de forma lúdica, deixando-a divertida e, ao mesmo tempo, educativa.

Contudo, não foram apenas as apresentações da peça que chamaram a atenção, mas também as oficinas “Dramaturgia do Lixo”  oferecidas pelo grupo, com o objetivo de educar para o tratamento adequado do lixo. Através de materiais que seriam descartados frequentemente como garrafas Pet, caixas de leite e papéis de bala, o grupo mostra nas oficinas que é possível realizar todo o processo de criação teatral desde a confecção de bonecos e criação de texto até a encenação. As oficinas são destinadas os educadores com o objetivo de multiplicar posteriormente o aprendizado aos alunos.

De Assis, trupe segue viajem, se apresentando pela ordem em Presidente Prudente, Adamantina e Catanduva.