"Saúde do Educador" orienta docentes de escolas

29/06/2011

Durante o mês de junho, os responsáveis pelo projeto “Saúde do Educador: cuidando bem de quem ensina” estiveram nas escolas da rede municipal de ensino para dar orientações aos docentes e gestores. O projeto é coordenado pelo professor Tiago Gimiliani, por meio da Secretaria Municipal da Educação.

Participaram do encontro os professores de salas regulares do Ensino Infantil e Fundamental, mais todos os professores de oficinas da EMEIF “Nísia Mercadante”, na primeira semana, e da EMEIF “Guiomar Namo de Mello”, na segunda semana, sob a orientação das enfermeiras Neide Bléfari e Sueli Dal Poz do HRA. O objetivo é orientar os professores e os funcionários das escolas para que eles tenham hábitos que ofereçam qualidade de vida e, consequentemente, tenham condições de cuidar dos alunos.

“O momento contou com dinâmicas envolvendo todos os educadores presentes. Houve muita interação entre os participantes que cantaram, dançaram e deram depoimentos de vivências que foram muito prazerosas”, disse Tiago Gimiliani.

Após o evento na EMEIF Nísia Mercadante foi realizado um jantar preparado pela diretora, Estela Maris Cavalcanti, junto com a coordenadora pedagógica, Valquíria Inês, e a assistente de direção, Susi Mary Napolitano. “Elas também distribuíram lembrancinhas para valorizar, reconhecer e motivar cada educador ali presente com seguinte dizer em cada um: ‘Acredite que cada dia você estará melhor e fará mais do que no anterior’”, contou Gimiliani.

O projeto “Saúde do Educador: cuidando bem de quem ensina” é realizado em paralelo com o projeto “Saúde vai à escola” que tem a intenção de levar informações aos alunos sobre saúde e qualidade de vida. De tal forma, alunos e professores conseguem ter uma boa saúde e o processo de ensino-aprendizagem se torna cada vez mais eficaz.