“O viajante trapalhão” será encenado para alunos

30/05/2011

Os estudantes da rede municipal de ensino terão a oportunidade de assistir ao espetáculo infantil “O Viajante trapalhão” do Grupo Soarte (Sociedade Ourinhense dos Amigos da Arte). Serão cerca de 900 crianças dos 4ºs anos das unidades escolares de Assis que irão se divertir no dia 31, às 9h e às 14h30, no Teatro Municipal “Padre Enzo Ticinelli”.

O Viajante TrapalhãoÉ a terceira vez que o Grupo se apresenta em Assis. Neste ano, a turnê do grupo teve início em fevereiro e terminará em julho, percorrendo 24 cidades entre os estados do Paraná e São Paulo. O projeto do espetáculo foi aprovado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. “Aceitamos receber o grupo novamente, pois já conhecemos o trabalho desenvolvido pela equipe e sabemos que assim colaboramos com a democratização do conhecimento e do acesso à cultura”, comentou Denise Calixto, do Departamento de Convênios e Projetos da SME.

O “O viajante trapalhão” é uma peça infantil, inspirada na obra “O Turista Aprendiz”, do escritor Mario de Andrade, sobre uma de suas viagens feita em 1928. Com duração de 45 minutos, a peça conta a história de um passageiro atrapalhado numa viagem pelos estados do norte e nordeste do Brasil. Nessa viagem ele descobre riquezas culturais de cada região, dando relevância às danças, à culinária, às músicas e às tradições populares do nosso povo.

O elenco da peça teatral é composto por Sérgio Nunes (direção e concepção), Leandro Faria (ator), Magali Flore (atriz), Paulo Victor Chiarentin (ator), Marcelo Piraju (Produção), Neguitinho (Iluminação), Murilo Toloto (Contraregra), Rafael Lefcadito (cinegrafista) e Luis Antonio Ferreira (oficineiro).

O Grupo Soarte foi criado em 1993 e já realizou mais de 50 montagens, envolvendo autores como Nelson Rodrigues, Gil Vicente, Oswald de Andrade, Bertolt Brecht, Martins Pena, entre outros e executou projetos contemplados pelo Governo do estado de São Paulo e pelo Governo Federal, além de já ter sido premiado em vários festivais.