Assis, Domingo, 30 de Junho de 2024

Educação promove ‘Olimpíada de Matemática - Projeto Pitágoras’ para alunos da Rede Municipal

21/08/2023

Alunos do Ensino Fundamental participaram de avaliações com objetivo de testar raciocínio lógico e estimular o ensino matemático nas escolas

A Secretaria Municipal da Educação, por meio do Projeto Pitágoras, promoveu aos estudantes da Rede Municipal de Ensino, a Olimpíada de Matemática.

A organização foi realizada pelo núcleo pedagógico com a coordenação do Assistente Técnico Pedagógico, Michel Maria Sabino, setor de supervisão escolar e as escolas municipais, integrando o programa de recomposição das aprendizagens promovida pela Educação de Assis.

O Projeto Pitágoras, nesses últimos dois anos, teve como objetivo principal promover o ensino de matemática para crianças do Ensino Fundamental, recompondo as aprendizagens prejudicadas durante a Pandemia. Na primeira fase os estudantes participam de uma prova seletiva em suas escolas, dessa forma os melhores de cada ano tem a oportunidade de participar da Olimpíada.

O evento de premiação dos alunos ocorreu na última segunda-feira, 21 de agosto, na sede da Secretaria Municipal da Educação.

“O Brasil tem enfrentado dificuldades no ensino da matemática. É comum observarmos esforços nos sistemas educacionais para capacitar os professores, a fim de fortalecer as habilidades matemáticas dos alunos. Consciente de seu importante papel nesse contexto, a Secretaria Municipal da Educação promoveu uma iniciativa chamada ‘Olimpíada de Matemática - Projeto Pitágoras’. Nesse processo, as escolas da rede municipal desafiam as crianças semanalmente com situações de aprendizado matemático. Na etapa final, os vencedores de cada escola competem para determinar os campeões do município. A fase decisiva contou com a supervisão do Núcleo Pedagógico da área de Supervisão Escolar, juntamente com os Departamentos de Ensino Fundamental e Pedagógico.” informou Michel M. Sabino, responsável pela área de Matemática do Núcleo Pedagógico.

Confira os estudantes premiados nas ‘Olimpíadas de Matemática’ –  Projeto Pitágoras

Alunos do 1º Ano

1º Lugar: Clarice Cruz Zibordi - EMEIF Prof. Darcy Ribeiro

2º Lugar: Giovana Dantas Jaeger - EMEIF Profª. Guiomar Namo de Mello

3º Lugar: Larissa Paludetto Carvalho - EMEIF Prof. Milton Rocha

Alunos do 2º Ano

1º Lugar: Davi Rodrigues - EMEIF Prof. Milton Rocha

2º Lugar: Maria Luiza Quirino Ramos - EMEIF Prof. João Luiz Galvão

3º Lugar: Oliver Davi Medina - EMEIF Profª. Maria Amélia de Castro Buralli

Alunos do 3º Ano

1º Lugar: Rafaela Silvério Paião Silva - EMEIF Prof. Manoel Simões

2º Lugar: Leonardo Pozzatto - EMEIF Prof. Henrique Zollner Netto

3º Lugar: Miguel Losker - EMEIF Prof. Lucas Thomas Menk

Alunos do 4º Ano

1º Lugar: Thomas Gabriel B. Campos - EMEIF Profª. Guiomar Namo de Mello

2º Lugar: Raissa Caroline Oliveira da Silva - EMEIF Prof. João Leão de Carvalho

3º Lugar: Analu Dourado Lima - EMEIF Prof. Darcy Ribeiro

Alunos do 5º Ano

1º Lugar: Arthur Fagundes dos Santos - EMEIF Prof. Manoel Simões

2º Lugar: Emanuelle Vitória Domingues Alves - EMEIF Prof. Milton Rocha

3º Lugar: Pedro Gomes Rodrigues - EMEIF Profª. Maria Amélia de Castro Buralli

A secretária da Educação, Dulce de Andrade Araújo, agradece e parabeniza os organizadores, equipes escolares, alunos e as comunidades familiares que possibilitaram mais essa ação. Ela também enfatizou que a Olimpíada continuará nos próximos anos.

Assis, Cidade Em Movimento.

Fonte: Assessoria SME