Assis, Domingo, 30 de Junho de 2024

Profissionais da educação municipal participam de encontro visando atender as necessidades de ensino da ‘Educação Especial’

17/02/2023

O evento foi promovido pelo Departamento da Educação Especial e contou com a participação de supervisores, diretores, coordenadores e professores das unidades que atendem estudantes da Educação Especial.

O Departamento da Educação Especial, da Secretaria Municipal da Educação, realizou na última terça-feira (14), uma reunião com supervisores, diretores, coordenadores e professores das unidades que atendem estudantes da Educação Especial, matriculados nas salas de recurso multifuncional das escolas da rede municipal.

Um dos objetivos foi o alinhamento entre os profissionais da educação visando estimular o trabalho colaborativo e discutir as atribuições e competências de cada profissional no processo pedagógico que envolve as salas de recursos multifuncionais e as salas regulares tanto da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental anos iniciais.

Na ocasião, foram pontuadas as atribuições dos professores do atendimento educacional especializado e as competências dos coordenadores pedagógicos e direção escolar na orientação e no acompanhamento para o atendimento aos estudantes que necessitam do atendimento educacional especializado.

Também foi pauta da reunião a Resolução da Secretaria Municipal da Educação Nº 19/2022 que dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado nas Unidades Escolares, Salas de Recursos, Núcleos e Centros de Atendimento Educacional Especializado que pertencem a Rede Municipal de Ensino de Assis.

Outro intuito do encontro foi alinhar os objetivos e ressaltar a importância da parceria entre professores, gestores e o Departamento da Educação Especial visando promover o atendimento aos estudantes da Educação Especial e envolver todos os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento dessas crianças, alinhando o trabalho pedagógico realizado nas salas de recursos e nas salas regulares.

Com foco no trabalho colaborativo e construção do Plano Individual de Atendimento voltado para as necessidades dessas crianças. Dessa maneira, o atendimento oferecido pela Secretaria Municipal de Educação poderá ser pleno e efetivo, de modo que os estudantes sejam beneficiados e avancem dentro da aprendizagem ao longo do ano de 2023.

A Secretária da Educação, Dulce de Andrade Araújo, destaca que o trabalho é feito com profissionalismo atendendo as legislações que tratam das crianças da educação especial. “Nossos departamentos que trabalham na gestão pedagógica da educação atuam em consonância com o Ministério Público e com a promotoria para a efetivação de escola inclusiva e para a garantia do direito à educação. Por isso o trabalho conjunto entre todos os envolvidos é essencial para dar suporte aos professores e à Comunidade.

A gestora ainda agradece o apoio incondicional do Prefeito José Aparecido Fernandes em todas as ações voltadas para atendimento às crianças com deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltipla, com transtorno do espectro de autismo e alta habilidade e ou superdotação, bem como o apoio para a otimização dos projetos da pasta.

“Todas as demandas solicitadas ao executivo, para implantar ações na educação especial o Prefeito acompanha e valida. Por isso agradecemos essa parceria e nos comprometemos a sempre atender as necessidades de ensino voltadas a Educação Especial.” Finaliza.

Assis, Cidade em Movimento.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA/EDUCAÇÃO

#assis #assisemmovimento #CidadeDeAssis #educaçãoespecial #educacao #CidadeEmMovimento