Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Bambalalão e P.Polegar ganharão novos prédios

27/09/2010

Cerca de três milhões e meio de reais. Este será o valor investido pela Prefeitura municipal de Assis, por meio da Secretaria Municipal da Educação, na construção dos novos prédios das creches Bambalalão (Jardim Paraná) e Pequeno Polegar (Vila Ribeiro).

Os investimentos previstos para 2011, segundo a secretária da educação, Ângela Canassa, vem de encontro ao anseio da população e clientela dos dois bairros, que há muito tempo reivindicavam tais obras.

“Estamos fechando este ano de 2010 com um total investido superior aos R$ 10 Milhões e já anunciando a construção de novos prédios para estas duas creches, cujas obras abrem o cronograma de investimentos para 2011, o que nos deixa muito felizes, pois como eu disse, são investimentos necessários e que vêm de encontro ao atendimento de antigas reivindicações de ambos os bairros, pois são sonhos da população que em breve se tornarão realidade”, enfatizou.

Sobre a nova Bambalalão, ela disse que o que precisa ficar claro é que a educação não irá  reformar o prédio atual, mas sim, construir uma nova e moderna creche, que sem dúvida alguma, virá ao encontro do pedido da população e principalmente, terá condições de suprir as necessidades de todo o Jardim Paraná e bairros vizinhos, por muitos e muitos anos, uma vez que o atual prédio data da década de 80 e de lá pra cá, não sofreu nenhuma grande adequação.

Pelo projeto, que  prevê inclusive a construção de uma quadra de esportes, que além de servir as atividades recreativas da nova unidade escolar,apenas de salas de berçários, o novo prédio terá dez (10), sem contar três pátios, refeitório, sala de reuniões, vestiários, cozinhas, sala de professores, depósitos e outras instalações mais: “Pra se ter uma idéia, ao final das obras, a creche contará com uma área total construída, de 2.431,88 metros quadrados e a quadra, com uma área construída de 1.059 metros quadrados, ou seja, todo aquele espaço, aquela área, que vai dos fundos do atual prédio, até a divisa com as ruas Curitiba, Paranaguá e Ponta Grossa serão ocupadas pela nova edificação, ou seja, estaremos dotando o bairro, de uma unidade escolar que ocupará praticamente uma quadra (quarteirão) inteira, sendo algo bem diferente do acanhado prédio que abriga a creche atualmente”, disse a  secretária Ângela Canassa.

No que se refere a nova creche da vila Ribeiro, segundo Canassa  a construção desta nova unidade infantil, também vem de encontro com um antigo anseio da população do bairro, sendo que esta nova e moderna unidade irá na verdade substituir a já existente creche Pequeno Polegar, que vai ganhar um novo e amplo prédio, podendo desta forma dobrar a sua capacidade de atendimento e desta forma, atender toda a demanda existente naquela área da cidade.

Hoje, ela explica, que a creche Pequeno Polegar funciona na rua Senhor do Bonfim, ao lado da capela católica Cristo Rei, sendo uma das unidades de educação infantil mais antigas da cidade e que há muito tempo vinha exigindo uma ampla reforma e remodelação. No entanto, como explica Canassa, o terreno onde a mesma está instalada não oferece condições para esta sonhada ampliação e pela falta de espaço até mesmo para a instalação de novos equipamentos ou construção de outras salas ou dependências, exigiu que a Secretaria, optasse pela construção de um novo prédio, em outro local.

“Daí a idéia de transferirmos a unidade de local e após diversas reuniões e debates com a população do bairro, foi fechado o acordo e o novo prédio será construído na rua João Ribeiro, ficando a nova Pequeno Polegar, edificada ao lado da escola Darcy Ribeiro e do posto de saúde do bairro, ou seja, em uma única quadra, teremos na verdade um complexo de atendimento da Prefeitura, composto por uma escola, um posto de saúde e uma creche”, disse Canassa.

No total, na nova unidade do Jardim Paraná, a previsão é de um investimento de cerca de R$ 2 Milhões e outros, R$ 1,5 Milhões, na vila Ribeiro, totalizando os R$ 3,5 Milhões previstos para serem investidos nas duas obras.

“Como eu disse, estamos fechando este ano com investimentos superior aos R$ 10 Milhões em novas construções, ampliações, reformas e adequação dos espaços físicos de nossas unidades e já anunciando onde estaremos investindo mais recursos a partir do ano que vem, o que nos deixa felizes, porque vem novamente fortalecer o compromisso, não apenas da Educação, mas da Prefeitura Municipal e do prefeito Ézio, de que a criança é prioridade número um da atual administração”, concluiu a secretária Ângela Canassa.

Fonte: Assessoria - SME