Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

"Limite na medida certa", é tema de palestra

17/05/2010

Tendo como base o livro do mesmo título, escrito pelo psiquiatra Içami Tiba, aconteceu nesta quarta-feira, dia 12 de maio, na escola municipal Eunice de Lima Silveira, da vila Gloria, a palestra “Disciplina: limite na medida certa”, que teve como princípio básico oferecer para as dezenas de pessoas presentes, instrumentos para que possam a cada dia poder trabalhar melhor, no que se refere a convivência, não apenas com os seus filhos, mas familiar e social como um todo, respeitando sempre os limites de cada um, desde que, disciplinadamente.

“Disciplina: limite na medida certa”, como o nome já diz, segundo a diretora do colégio Maria Assunção da Silva Gomes,  é na verdade uma gostosa conversa sobre a criação de indivíduos conscientes e preparados para o futuro, que oferece a pais e educadores bons argumentos para frutificar o gratificante processo da educação. “Como diria o mestre Içami Tiba, o grande desafio da sociedade moderna é a educação, pois crianças saudá­veis e bem educadas significam um país com futuro melhor, sendo que foi no intuito de auxiliar pais, educadores e psicólogos na boa for­mação de nossos jovens, que ele escreveu esta, que é uma de suas principais obras, que acabou se transformando em instrumento de palestras pelo país todo, pois neste livro, Tiba nos presenteia com um enfoque elucidativo na abordagem de temas imprescin­díveis para a educação salutar dos jovens”, disse Assunção.

A palestra acompanhada por 84 pais, teve início às 19h30 com a apresentação do slid “Criança vê, criança faz ....” e na seqüência Assunção, foi apresentando aos presentes o slid “Disciplina: limite na medida certa” e refletindo com o público, os tópicos passados no telão.

Em seguida, o conselheiro tutelar Eduardo Dias Vessoni, prosseguiu a abordagem do mesmo tema, pontuando as suas reflexões sobre diversas situações vivenciadas nos dias atuais.

A noite terminou com a participação da psicóloga Maria Teresa Cardoso, que abordou o tema “A importância do limite no desenvolvimento da criança”, que teve como objetivo principal, buscar meios para facilitar o relacionamento e a comunicação entre pais e filhos e como grande destaque o momento em que ela apresentou para as mães presentes diversos bonecos ou fantoches com diversas carecteristicas e pedia que elas (mães) dissessem com qual deles havia se identificado mais e diante da resposta, dava uma uma explicação sobre a maneira de ser e agir daquela mãe.

“Foi uma noite muito gratificante e enriquecedora, pois todos voltaram para as suas casas satisfeitos, sendo que outros eventos deste tipo ainda vão acontecer, uma vez que os mesmos vem de encontro com objetivo principal da educação moderna, que é o sempre estar chamando e contando com a presença e participação dos pais ou responsáveis nas escolas, acompanhando a vida

escolar dos seus filhos”, disse Assunção.

A diretora disse ainda, que num segundo momento, a psicóloga irá realizar um trabalho de abordagem junto ao corpo docente, no sentido de realmente estar trabalhando diversos fatores diretamente com professores e demais profissionais da escola, envolvidos com a educação das crianças: “É o que chamamos de cuidar de quem cuida, trabalho este que será desenvolvido pela Maria Tereza com os professores, durantes as reuniões de HE”, concluiu Assunção.

Fonte: Assessoria - SME