Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024
SME

Fale conosco!
18 3302-4444


“Danças folclóricas”, são temas de oficinas

12/08/2010

 

 

Em alusão ao mês do folclore, comemorado em agosto, a Secretaria Municipal da Educação promove nesta sexta-feira, dia treze, na quadra do Clube Recreativo de Assis a oficina “Danças Folclóricas”, que terá como instrutora a professora de arte e segunda vice-presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico da cidade de  Itapeva, Rosa Antônio Chueri, considera uma especialista no tema “Danças Folclóricas”.

O objetivo do curso, destinado aos professores de educação física e arte, além dos coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino, é segundo a secretária municipal da pasta, Ângela Canassa proporcionar aos educadores um maior conhecimento e aprimoramento sobre o tema: “Nossos professores já desenvolvem com os alunos diversos temas relativos às danças folclóricas e folclore em geral, sendo que para nós é um prazer enorme podermos oferecer aos nossos educadores mais esta oportunidade de se aprimorarem e desta forma, oferecer uma bagagem ainda melhor de aprendizagem para as nossas crianças”, destacou Canassa.

Quem também destaca a importância do curso, é a assistente técnica pedagógica (ATP) de Educação Física da SME, Roseleni Marques de Fonseca, que entende se tratar de uma oficina que tende a enriquecer em muito os conhecimentos dos professores, que segundo ela, terão o privilégio de participarem do evento. “As danças sempre foram um importante componente cultural da humanidade e o folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de cada, estando ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras, pois as danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos, sendo na maioria das vezes, realizadas, geralmente, em espaços públicos, como praças e ruas”, destaca Rose. 

O curso, que acontece nesta sexta-feira no Clube Recreativo terá uma carga horária de oito horas, sendo ministrado das oito horas da manhã ao meio dia e das 14 às 18 horas. 

DANÇAS FOLCLORICAS – As principais danças folclóricas brasileiras, são o samba de roda (estilo musical caracterizado por elementos da cultura afro-brasileira. Surgiu no estado da Bahia, no século XIX. É uma variante mais tradicional do samba. Os dançarinos dançam numa roda ao som de músicas acompanhadas por palmas e cantos. Chocalho, pandeiro, viola, atabaque e berimbau são os instrumentos musicais mais utilizados); maracatu (um ritmo musical com dança típico da região pernambucana. Reúne uma interessante mistura de elementos culturais afro-brasileiros, indígenas e europeus. Possui uma forte característica religiosa. Os dançarinos representam personagens históricos (duques, duquesas, embaixadores, rei e rainha). O cortejo é acompanhado por uma banda com instrumentos de percussão (tambores, caixas, taróis e ganzás); frevo (estilo pernambucano de carnaval é uma espécie de marchinha muito acelerada, que, ao contrário de outras músicas de carnaval, não possui letra, sendo simplesmente tocada por uma banda que segue os blocos carnavalescos enquanto os dançarinos se divertem dançando. Os dançarinos de frevo usam, geralmente, um pequeno guarda-chuva colorido como elemento coreográfico); baião (ritmo musical, com dança, típico da região nordeste do Brasil. Os instrumentos usados nas músicas de baião são: triângulo, viola, acordeom e flauta doce. A dança ocorre em pares (homem e mulher) com movimentos parecidos com o do forró (dança com corpos colados). O grande representante do baião foi Luiz Gonzaga); catira (também conhecida como cateretê, é uma dança caracterizada pelos passos, batidas de pés e palmas dos dançarinos. Ligada à cultura caipira, é típica da região interior dos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás e Mato Grosso. O instrumento utilizado é a viola, tocada, geralmente, por um par de músicos);  e a quadrilha (dança típica da época de festa junina. Há um animador que vai anunciando frases e marcando os momentos da dança. Os dançarinos (casais), vestidos com roupas típicas da cultura caipira (camisas e vestidos xadrezes, chapéu de palha) vão fazendo uma coreografia especial. A dança é bem animada com muitos movimentos e coreografias. As músicas de festa junina mais conhecidas são: Capelinha de Melão, Pula Fogueira e Cai,Cai balão); 

 

 

Fonte: Assessoria - SME


Cardápio
SME

VÍDEOS

FOTOS

Mais de 10 mil alunos são esperados para o início


Secretaria Municipal da Educação | AV: Getúlio Vargas, 740 | Assis - SP | Fone: (18) 3302-4444

© 2010-2024 | Secretaria Municipal da Educação - Todos os direitos reservados