Ídolos 2014 – Música na EMEIF Nísia

05/05/2014

Ídolos 2014 – Concurso de música na EMEIF “Profª Nísia Mercadante”

Na última terça-feira, 29, a EMEIF “Profª Nísia Mercadante” apresentou o Ídolos 2014, concurso de música disputado entre os alunos de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental, projeto integrante do plano de aula da oficina de música da EMEIF.

A iniciativa foi da professora da oficina de música Maria Alice Pereira e seu objetivo foi envolver os alunos e fazê-los descobrir seus talentos. Segundo a professora “além de proporcionar uma nova experiência, a música contribui muito para o aluno, pois com ela é possível mudar a perspectiva de vida  de uma criança”.

O projeto foi desenvolvido em etapas e de acordo com a série em que o aluno se encontra. No mês de março houve um resgate das músicas que os alunos já conheciam e a partir daí foi escolhido quem subiria ao palco e qual a música apresentada.

Nos 1ºs e 2ºs anos foi trabalhado a música como forma de memorização de letra, nos 3ºs anos os alunos tiveram noções de ritmo e puderam acompanhar a música com a voz do cantor inclusa, já nos 4ºs anos, além do ritmo, os alunos cantaram com playback (sem a voz do cantor original), e nos 5ºs anos, os alunos soltaram a voz com o acompanhamento da professora tocando violão.

A disputa contou com cinco jurados convidados: Estela Maris Cavalcante – ex-Diretora da escola, Valquíria Inês – ex-Coordenadora da escola, Loilda de Almeida – Supervisora de Ensino, Inaiê Nogueira – Orientadora de estudo do PNAIC, Aline de Oliveira – Membro do Conselho Escolar e Aline Manfio – Professora da UNIP.

A Oficina de Música é oferecida em 5 escolas municipais, faz parte das disciplinas ministradas nas Escolas de Tempo Integral e atende cerca de 1200 alunos, entre o 1º e o 5º ano do Ensino Fundamental.

Série Alunos Música

1º e 2º ano