Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Construtora busca profissionais em E.P. Municipal

21/07/2010

A parceria entre a prefeitura de Assis e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI – que gerou três novos cursos (pedreiro, pintor de parede e eletricista) ao Departamento de Ensino Profissionalizante da Secretaria Municipal da Educação alcançou um novo patamar na noite desta terça-feira. A visita de dois representantes da Construtora Duaço firmou o acordo, que deve facilitar o ingresso dos alunos no mercado de trabalho.

Em visita à escola profissionalizante de Construção Civil, Alessandro Paes dos Santos (técnico de segurança) e Orestes Lusvarde (mestre de obras), ambos da Construtora Duaço, conversaram com os alunos sobre diversos assuntos, como a importância da qualificação profissional e as oportunidades do mercado de trabalho. “Ficamos muito felizes quando vemos jovens buscando o aperfeiçoamento. Isto é essencial”, declarou Santos, enquanto conhecia as salas de aula.

Ele explica que a grande deficiência apresentada pelo mercado de trabalho na área de construção civil levou a Construtora Duaço a apostar nos novos profissionais. “Está difícil encontrar trabalhadores qualificados. Aparecem alguns candidatos, mas sem qualificação profissional, o que inviabiliza imediatamente a contratação”, aponta o técnico de segurança.

De acordo com Rubens Roberto Alves, responsável pelo Departamento de Ensino Profissionalizante de Assis, o interesse demonstrado pela empresa é a prova de que os cursos oferecidos pela Secretaria Municipal da Educação estão sincronizados com as atuais exigências do mercado de trabalho. “Estamos trabalhando exatamente em cima das carências da área. Nossa intenção é formar mão-de-obra qualificada”, lembra.

Entre outros fatores, a manifestação da Construtora Duaço, na opinião de Alves, deve servir como um incentivo para que os alunos se dediquem cada vez mais aos cursos. “Creio que os estudantes devem aproveitar esta oportunidade. Uma grande empresa de nossa cidade está interessada em abrir suas portas para os profissionais que serão formados aqui; isto é muito importante para o nosso trabalho; estamos muito contentes”, diz.

Durante o encontro, Alessandro Paes dos Santos garantiu que, diante do surgimento de novas vagas, irá priorizar os candidatos matriculados na escola municipal de ensino profissionalizante de Construção Civil. Aos estudantes, basta manifestar o interesse, deixando uma cópia de seu currículo na secretaria da unidade.

“Tenham a certeza de que, assim que precisar de um novo funcionário, entrarei em contato com o Rubens logo em seguida. Precisamos valorizar as pessoas que estão buscando um aperfeiçoamento em sua profissão, que estão tentando absorver novos conhecimentos”, disse Santos, aos estudantes.

Orestes Lusvarde alerta que o chamado não deve demorar, uma vez que a empresa tem trabalhado com grandes obras. “São trabalhos com prazo de entrega; grandes obras, que não podem parar. Por isso, estamos buscando novos profissionais, para que possamos suprir as necessidades da construtora. Será bom para os dois lados”, concluiu o mestre de obras.

Diante da nova oportunidade, os estudantes revelaram grande entusiasmo e, no decorrer do encontro, puderam questionar e esclarecer alguns pontos sobre a nova parceria. “É uma porta muito interessante que se abre neste momento. Cabe aos nossos alunos saber aproveitar da melhor maneira possível”, concluiu Alves.

Satisfeito, o responsável pelo Departamento de Ensino Profissionalizante da Secretaria da Educação de Assis acredita que o interesse da Construtora Duaço pode fazer com que outras empresas sigam o mesmo caminho. “Estamos abertos às novas parcerias. É importante que o mercado de trabalho olhe com mais atenção para os profissionais formados em nossa escola, e a nossa missão é formar pessoas competentes para abastecê-lo”, finalizou.

Fonte: Assessoria - SME